O Parto E Os Primeiros Dias
Conseguiu – concebeu uma pessoa completamente nova e passou pelo teste mais difícil da sua vida – trazer essa pessoa ao mundo.
A chegada do seu bebé pode ser uma experiência fantástica ou traumática. Pode sentir-se tentada a tentar esquecê-la e a focar-se no seu lindo bebé. Mas o seu corpo não esqueceu e pode precisar de alguma ajuda extra para recuperar e voltar ao seu melhor. Até mesmo depois de um parto normal é possível ficar com baixos níveis de ferro e anémica, uma condição conhecida como anemia por deficiência de ferro.
Após o parto, e à medida que o seu corpo volta ao normal, os níveis de ferro de que precisa alteram-se. Isto significa que pode ter uma deficiência de ferro mesmo que os resultados das suas análises sejam superiores aos níveis que tinha durante a gravidez. Se tiver alguma dúvida deve discuti-la com o seu médico.
Estou Em Risco De Ter Anemia?
Ter anemia por deficiência de ferro após o parto é muito comum.1 Cerca de um quarto das mulheres ficam anémicas uma semana após um parto normal.2
Se teve uma anemia por deficiência de ferro durante a gravidez é provável que ainda tenha baixos níveis de ferro após o parto.2,3 Outros fatores que podem aumentar a sua probabilidade de ter anemia por deficiência de ferro após o parto incluem:
- Se teve outros filhos4
- Se fez uma cesariana (por opção ou de emergência)3
- Se o parto foi feito com fórceps ou ventosa3
- Se perdeu muito sangue durante o parto ou após o parto2
- Se o seu bebé foi prematuro, ou muito tardio3
- Se teve gémeos (ou mais!)2
- Se tinha excesso de peso ou era obesa antes de engravidar5
- Se é vegetariana ou vegan6
Quais São Os Sinais?
Se acha que pode estar em risco de ter deficiência de ferro, pode aprender mais sobre os sintomas no nosso Explorador de Sintomas, mas é importante que discuta esta questão com o seu médico.
Porque É Que O Ferro Ainda É Importante?
Recuperar do parto e cuidar de um recém-nascido é difícil, não importa quão maravilhosos eles são. Algo que pode ser facilmente esquecido, especialmente nos primeiros dias/meses, é a importância de cuidar de si mesma.
Para lidar com as exigências de um bebé recém-nascido, o seu corpo precisa de toda a ajuda que puder ter – e isso inclui o ferro. O ferro é importante para o seu corpo ao longo de toda a vida, mas estar anémica ou com baixos níveis de ferro após o nascimento do seu bebé pode ter efeitos particulares:
- Aumentar a probabilidade de desenvolver uma depressão pós-parto7
- Reduzir a sua capacidade de combater infecções2
- Causar sentimentos de tensão e ansiedade8
- Causar fadiga9 e exaustão
- Causar síndrome do leite insuficiente10
- Reduzir a qualidade do seu leite11
Sofrer de alguma das situações acima é esgotante, fazendo com que seja ainda mais difícil cuidar do seu bebé.2 Ter baixos níveis de ferro também pode ter um efeito sobre a sua relação emocional com o seu bebé.2
Mais informação:
O Que Posso Fazer?
Se acha que pode estar anémica devido a baixos níveis de ferro, a primeira coisa que deve fazer é falar com o seu médico e fazer uma análise aos seus níveis de ferro. Lembre-se de mencionar quaisquer dificuldades que tenha tido durante o parto e a quantidade de sangue que perdeu desde que voltou para casa. É normal perder sangue à medida que o útero diminui, mas deve estar atenta a quão forte é a perda de sangue e durante quanto tempo dura. Se estiver a sentir-se particularmente angustiada, exausta ou com dificuldade em cuidar do seu bebé, não tenha medo de o dizer.
Quanto mais cedo for diagnosticada a deficiência de ferro, mais cedo pode ser tratada. Se lhe deram comprimidos ou ampolas de ferro durante a gravidez, mas teve dificuldades em tomá-los devido aos efeitos secundários, lembre-se de mencionar isto ao seu médico.
Também pode aumentar a quantidade de ferro na sua alimentação. O seu médico vai ajudá-la com isto, mas também pode aprender mais na nossa secção sobre “Escolher a sua comida de forma sensata”.
Cuide de si e aproveite estes momentos preciosos com o seu novo bebé.